Sunday, July 18, 2010

A vida tal como ela é

Quem nunca deu por a pensar consigo próprio 'ai se não tivesse feito isto...' levante a mão! Sim, já todos passámos por aquele momento de auto-flagelação em que percebemos que metemos a pata na poça... e já é tarde demais. Aí juramos ao nosso ser interior que jamais cometeremos tal erro.

Eu costumo dizer aos meus amigos que têm filhos que o maior desafio da parentalidade é aceitar o crescimento das crianças, controlando o ímpeto (natural) de os andar sempre a proteger. É que as pessoas precisam de aprender com as quedas. Aprender não só as lições de vida que essas quedas dão, mas também a levantar-se do chão.

É este conselho que ando a tentar aplicar na minha vida. Não vale a pena pensar demasiado nos atos. Não é por analisar, minuciosamente, cada situação que se evita uma queda no futuro. Os maus momentos, as más escolhas e os erros fazem parte das nossas vidas (e todos os vamos cometer).

Não existem preservativos que nos protejam das amarguras da vida. A vida é para ser vivida tal como é. Com o bom e o mau a correrem lado-a-lado.

No comments: