Monday, August 06, 2012

Post escrito por uma mulher de mini saia

Quem me conhece está habituado a ver-me de saia curta. E hoje não me vesti de maneira diferente do habitual para ir trabalhar. Mini-saia, saltos altos, mala e acessórios a condizer.

O dia teria sido normal não fosse um comentário menos simpático por parte de uma colega sobre o tamanho da saia. Resolvi o assunto na hora com a colega, mas o assunto acabou por despertar várias opiniões durante o dia.

Deve uma mulher proteger a sua imagem e resguardar-se? Deve uma mulher vestir roupa que não chame a atenção? Deve uma mulher tapar-se por uma questão de decoro? Deve uma mulher evitar mini-saias e decotes com medo que pensem que é uma "fácil"?

Sou jornalista e por isso não trabalho num local onde exista um código de vestuário, nem a profissão me obriga a andar com roupa formal. É óbvio que se amanhã for entrevistar o primeiro-ministro não leve decote ou mini-saia. Da mesma forma que se for um colega meu a ir falar com Passos Coelho seja normal que ponha uma gravata.

Se amanhã for fazer uma reportagem na montanha não irei de saltos altos e se tiver de ir fazer a cobertura de julgamento não vou escolher um fato de treino. A isto eu chamo de "vestir-se consoante as ocasiões". Também não vou a um casamento de branco nem de biquini para o ginásio ou de equipamento desportivo à praia.

Ora, estas situações são muito diferentes de esconder o corpo com medo que achem que sou um mero bocado de carne sem cérebro. Podem dizer-me que vivo na lalalândia, mas honestamente I don't give a shit!

Quem achar que eu, ou melhor, quem achar que uma mulher se define pela maneira como se veste, seja pelos decotes, saias curtas ou saltos altos não tem espaço na minha vida.

PS: É verdade, há roupas que só alguns de nós podem vestir;-)

7 comments:

Meg said...

You know what?: fuck them!

carolina said...

:-) true

Mom Butterfly said...

Eu estava bem lixada... Ando quase sempre de vestido e adoro saias curtas. Até de calções vou trabalhar... ainda por cima, estão na moda!!! Sabes o que te digo... há coisas que não são para quem quer... são para quem PODE!!!! Quem te chamou à atenção não pertence a esta categoria, aposto!!!!

Chef Cosme said...

Eu não sei é por que é que ninguém é chamado à atenção por estar a olhar para as pernas alheias em vez de trabalhar... haja dó! ;)

Unknown said...

Eu não acho que uma mulher não deva usar saias curtas para não ser considerada fácil. Mas, na verdade, a sociedade machista em que vivemos assim o define. Isto leva a que uma mulher com saias curtas seja mais propensa a ser sexualmente agredida do que uma que use uma saia pelo joelho ou comprida.

Andreia Agostinho Dias said...

Era gorda a colega não era? :)

arquitepura said...

aproveita enquanto podes. ainda ontem na praia, uma amiga minha que estava em "menos top" foi fulminada por uma senhora com os olhos, e entre sorrisos disse-lhe, "ainda bem que existem pessoas que tapam as suas". Porque ´o que é bom é para se ver. O que não é... epá deixem lá guardado bem atrás no armário, ao pé do casaco que ainda irá servir um dia.