Quem me conhece está habituado a ver-me de saia curta. E hoje não me vesti de maneira diferente do habitual para ir trabalhar. Mini-saia, saltos altos, mala e acessórios a condizer.
O dia teria sido normal não fosse um comentário menos simpático por parte de uma colega sobre o tamanho da saia. Resolvi o assunto na hora com a colega, mas o assunto acabou por despertar várias opiniões durante o dia.
Deve uma mulher proteger a sua imagem e resguardar-se? Deve uma mulher vestir roupa que não chame a atenção? Deve uma mulher tapar-se por uma questão de decoro? Deve uma mulher evitar mini-saias e decotes com medo que pensem que é uma "fácil"?
Sou jornalista e por isso não trabalho num local onde exista um código de vestuário, nem a profissão me obriga a andar com roupa formal. É óbvio que se amanhã for entrevistar o primeiro-ministro não leve decote ou mini-saia. Da mesma forma que se for um colega meu a ir falar com Passos Coelho seja normal que ponha uma gravata.
Se amanhã for fazer uma reportagem na montanha não irei de saltos altos e se tiver de ir fazer a cobertura de julgamento não vou escolher um fato de treino. A isto eu chamo de "vestir-se consoante as ocasiões". Também não vou a um casamento de branco nem de biquini para o ginásio ou de equipamento desportivo à praia.
Ora, estas situações são muito diferentes de esconder o corpo com medo que achem que sou um mero bocado de carne sem cérebro. Podem dizer-me que vivo na lalalândia, mas honestamente I don't give a shit!
Quem achar que eu, ou melhor, quem achar que uma mulher se define pela maneira como se veste, seja pelos decotes, saias curtas ou saltos altos não tem espaço na minha vida.
PS: É verdade, há roupas que só alguns de nós podem vestir;-)