Sunday, September 23, 2012

Como organizar uma festa sem dar em louca

Adorava que este título fosse verdade, mas o que queria mesmo era prender-vos a atenção. Pronto, também não dei propriamente em louca a organizar a minha festa de aniversário só fiquei, assim para o ligeiramente, com "os bofes a deitar pela boca" (será assim que se escreve?!)

Correu tudo lindamente com algumas (inevitáveis) correrias de última hora. Sessenta pessoas, das 13h às 23h, crianças e bebés pode parecer uma grande confusão mas não é. :-) Para evitar imprevistos e confusões, o maior segredo é organizar tudo com antecedência.

Os convites devem ser feitos um mês antes para dar tempo às pessoas de organizarem as agendas e começar a preparar o menu da festa. Quinze dias antes é altura de encomendar o bolo, ir fazer as compras para o menu e decoração. Para festas de adulto o melhor do que uma decoração clean, com as peças base do serviço em branco, assim não há como falhar.

Para tratar da comida, o ideal é que se comece a trabalhar no dia anterior, de modo a que no dia só seja preciso "aquecer" e "enfeitar". Não é obrigatório que seja tudo feito pelos donos da casa (eu acho que tem muito mais piada ser eu a cozinhar mas...), algumas podem e devem ser encomendadas. Há que aceitar a realidade: há pessoas que fazem as coisas melhor que nós.

Na festa dos 29 o mais difícil foi escolher os pratos principais. O caril de frango e de camarão, feitos pela minha mãe, só foram decididos em cima da hora. O resto foi mais simples, uma mesa para os doces, outra para os salgados e uma zona de chá.

Como íamos servir almoço, lanche e jantar o melhor foi colocar os pratos quentes na casa de jantar, juntamente com as bebidas. A juntar ao caril fizemos esparregado, arroz e duas saladas. Na sala de estar dividiram-se os doces e os salgados por duas mesas. À excepção dos cupcakes, dos brigadeiros, dos macarons e das mini-bolas de berlim foi tudo feito em casa.

É importante não esquecer as crianças. Gomas e chupas fazem as maravilhas dos mais pequenos e é melhor que fiquem numa mesa mais pequena para eles lá puderem chegar à vontade, afinal dia de festa é 'dia livre' na alimentação ;-) Na mesa de café pusemos os croissants e compotas para quem quisesse chá e mais umas entradas.

O gelado (Fragoleto) revelou-se uma boa surpresa para os convidados, tanto para os que foram almoçar, como para os que foram lanchar ou jantar.

Ah, nunca se esqueçam de colocar na mesa uns cartõezinhos a identificar a comida, faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para experimentar ;-)

.

Fiquem com as fotos que eu estou 'morta' mas já tenho saudades da festa

No comments: