Saturday, November 26, 2011

Há ideias que merecem ser alimentadas


De todas as campanhas de solidariedade que existem, a recolha de alimentos do Banco Alimentar é das que mais respeito. É solidária com quem precisa e exige muito pouco de quem dá. Cada um oferece o que pode a quem precisa, sem existir um preço mínimo.

Pela segunda vez estive a recolher alimentos e fiquei emocionada com a generosidade das pessoas em tempos de crise, mesmo das que vivem com mais dificuldades.

Atravessamos tempos muito duros e todos nós contamos o dinheiro, mas é nos apertos que se vê do que são feitas as pessoas. No meio de tanta desgraça não posso deixar de contar duas histórias que, por uns momentos, me fizeram voltar a acreditar...

....................


Chegou, timidamente, com duas latas no saco e naquele gesto eu percebi que dava o que podia. Na casa dos 50 anos, imigrante africana e funcionária na limpeza da superfície onde eu estava, aquela senhora fez o que se chama "dar com o coração". Provavelmente deixou de comprar para ela para dar a quem tem fome. Mas fez com uma enorme boa vontade.

Outro senhor recebeu o saco com um semi-resmungo "isto está difícil para todos". No fim devolveu-o cheio, afinal só tinha ido comprar uma coisa para ele ao supermercado. Entre a entrada e o gelado que levava para casa decidiu que ia gastar mais com os outros do que com ele próprio.

A recolha continua amanhã e, até 4 de dezembro, podem comprar senhas que se revertem em alimentos, nos supermercados.

No comments: