Monday, September 24, 2012

Happy thoughts

Gosto de ter pensamentos bonitos antes de ir para a cama. Agora, que estou deitadinha com a tv ligada e iPad na mão, só quero fechar os olhos e acreditar que amanhã seja um bom dia.

Não que o de hoje tenha sido mau. À parte de um pouco de asma que atacou durante a noite foi (mais) um dia de muito trabalho, projectos e sonhos.

Mas, sem saber bem porquê, apetece-me mimo...

Estamos quase a mudar de cara :-D

Coisas realmente importantes

Para quem anda para aí a perguntar: vestido preview, brincos Pampa Mia, pulseira Fútil, fio Pedra Dura:-)

Olá outono!

Sunday, September 23, 2012

Como organizar uma festa sem dar em louca

Adorava que este título fosse verdade, mas o que queria mesmo era prender-vos a atenção. Pronto, também não dei propriamente em louca a organizar a minha festa de aniversário só fiquei, assim para o ligeiramente, com "os bofes a deitar pela boca" (será assim que se escreve?!)

Correu tudo lindamente com algumas (inevitáveis) correrias de última hora. Sessenta pessoas, das 13h às 23h, crianças e bebés pode parecer uma grande confusão mas não é. :-) Para evitar imprevistos e confusões, o maior segredo é organizar tudo com antecedência.

Os convites devem ser feitos um mês antes para dar tempo às pessoas de organizarem as agendas e começar a preparar o menu da festa. Quinze dias antes é altura de encomendar o bolo, ir fazer as compras para o menu e decoração. Para festas de adulto o melhor do que uma decoração clean, com as peças base do serviço em branco, assim não há como falhar.

Para tratar da comida, o ideal é que se comece a trabalhar no dia anterior, de modo a que no dia só seja preciso "aquecer" e "enfeitar". Não é obrigatório que seja tudo feito pelos donos da casa (eu acho que tem muito mais piada ser eu a cozinhar mas...), algumas podem e devem ser encomendadas. Há que aceitar a realidade: há pessoas que fazem as coisas melhor que nós.

Na festa dos 29 o mais difícil foi escolher os pratos principais. O caril de frango e de camarão, feitos pela minha mãe, só foram decididos em cima da hora. O resto foi mais simples, uma mesa para os doces, outra para os salgados e uma zona de chá.

Como íamos servir almoço, lanche e jantar o melhor foi colocar os pratos quentes na casa de jantar, juntamente com as bebidas. A juntar ao caril fizemos esparregado, arroz e duas saladas. Na sala de estar dividiram-se os doces e os salgados por duas mesas. À excepção dos cupcakes, dos brigadeiros, dos macarons e das mini-bolas de berlim foi tudo feito em casa.

É importante não esquecer as crianças. Gomas e chupas fazem as maravilhas dos mais pequenos e é melhor que fiquem numa mesa mais pequena para eles lá puderem chegar à vontade, afinal dia de festa é 'dia livre' na alimentação ;-) Na mesa de café pusemos os croissants e compotas para quem quisesse chá e mais umas entradas.

O gelado (Fragoleto) revelou-se uma boa surpresa para os convidados, tanto para os que foram almoçar, como para os que foram lanchar ou jantar.

Ah, nunca se esqueçam de colocar na mesa uns cartõezinhos a identificar a comida, faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para experimentar ;-)

.

Fiquem com as fotos que eu estou 'morta' mas já tenho saudades da festa

Foram bonitas as festas

O dia começou à meia-noite em ponto com um telefonema dos meus pais. Esta foi a primeira vez que passei a noite de 18 para 19 em minha casa, longe deles. Mesmo assim, continuam a ser os primeiros a darem-me os 'Parabéns'. Minutos depois de desligarmos voltou a tocar. Estive nisto por mais uma hora.

Seguiu-se um sono dos justos e uma manhã tranquila no jornal. Perdi a conta à quantidade de vezes que tive de me levantar da secretária para receber beijinhos e mimos sentidos. Almocei com duas amigas e colegas e antes de sair parti o primeiro bolo e entrei, oficialmente, nos 29.

O dia terminou em cheio com um jantar com família e amigos íntimos em casa dos meus pais. Depois disso, foi "correr" para ter tudo pronto a tempo da festa este sábado.

As alergias ainda deram sinal de sua graça, mas depois de uma sexta-feira passada a cozinhar foi a vez do festim dos amigos. Das 13h às 23h passaram muitos amigos e família por Sintra. Desviaram a rota do seu caminho para estarem comigo num dia especial. Soube-me tão bem.

Foram dias de festas, estes que acabaram de passar. Agora, venha de lá o outono!

O primeiro bolo, o do jornal

Pequeno-almoço com a Mariana

Almoço com a Mariana e a Liliana

O segundo bolo, o do jantar

O terceiro bolo, o da festa

Tuesday, September 18, 2012

Ela voltou...

A D. Amélia regressou de férias com o sorriso e boa disposição de sempre. Esta casa agradece! ufa :-P

Sunday, September 16, 2012

Gosto de morar aqui

Adoro partir em viagem, conhecer novas culturas, encantar-me por cidades onde até me conseguia imaginar a viver.

Até aqui, ainda não me faltaram oportunidades ou faculdades para sair e ir "experimentar" por uns tempos.

Escolhi sempre ficar. Quero continuar a estar presente nas festas e refeições de família. Gosto de estar por cá nos dias importantes dos amigos, do cheiro a leite e mimo dos meus afilhados. Dos domingos de verão no Meco ou das tardes de inverno em Sintra.

Gosto de viver no centro de Lisboa como se estivesse numa aldeia.

Não me quero ir enbora. Foi por isso que ontem saí à rua.

Sunday, September 09, 2012

Back

As últimas semanas foram maravilhosas. Depois de uma intensa visita de 17 dias ao Sri Lanka seguiu-se uma semana de boa vida no Dubai. Vim diretamente do aeroporto para o mimo na casa dos meus pais.

Foi tudo tão bom, que será aqui devidamente contado esta semana.

Até já.

Monday, August 13, 2012

Que saudades da dona Amélia

A minha empregada vai começar agora as suas (mais que merecidas) férias. Durante um mês vai estar em Cabo Verde a gozar a família. Eu, que também vou agora de férias, não podia estar com mais saudades.

O último dia da dona Amélia foi na quarta-feira. Como é o cúmulo da eficiência e da competência deixou-me tudo feito, planeou o regresso e quase que queria trabalhar até ao dia do voo. "Só tenho voo à tarde posso cá vir de manhã, menina", disse-me com a sua habitual voz doce. Claro que isso nunca foi sequer uma opção, mas a verdade é que já mal vivo sem ela. A casa está de pantanas, não há quase nada no frigorífico e só de pensar que eu regresso dia 7 e ela 13... dá-me arrepios na espinha.

Quando chegar, a d. Amélia vai ter uma surpresa vinda da Ásia ou do Médio Oriente e um cartão de agradecimento. É que, realmente, ela é muito minha amiga.

Friday, August 10, 2012

Em modo pré-férias

Cheguei aquela altura em que já só consigo pensar nas férias. Meti o chip automático e as minhas preocupações são deixar o trabalho todo feito, preparar a viagem e orientar o regresso.

Fiz uma lista do trabalho que tinha de deixar feito, outra das coisas que tinha de levar e mais uma uma com o que tenho de deixar preparado para quando regressar.

Ando numa correria entre consultas do viajante, textos que têm de ficar prontos, amigos de quem tenho de me despedir e marcações que têm de ficar feitas para setembro.

Está quase.

Wednesday, August 08, 2012

Só pode ser assim. Bom dia!

É óbvio que me arrependo mas

Acabei o dia com duas amigas numa versão de verão do drunch, num daqueles momentos confortáveis e, ao mesmo tempo, tão "Sexo e a Cidade".

Elas estão bem de coração. Pelo meio da conversa, entre trabalho, namorados, afilhados e futuros filhos, lá acabámos por chegar ao tópico de como se conhecem pessoas hoje em dia.

A questão é real e quem está solteira e a chegar aos 30 corre o risco de ficar ansiosa. Penso nisto muitas muitas vezes. É que apesar de me ser fácil conhecer pessoas, não consigo encontrar ninguém que me arrebate minimamente o coração.

O facto de me ter apaixonado por quem não está disponível emocionalmente não ajuda, é certo. Mesmo assim, não consigo deixar de pensar que o problema está em mim. Fui eu que não controlei o coração, fui eu que não fui capaz de ser racional e perceber que não chegaria a lado nenhum com aquela pessoa.

A m#$%a toda é que consigo guardar boas e más memórias do passado. De palavras que me ajudaram a ultrapassar traumas delicados. De atitudes que ainda hoje me desiludem.

É aos bons momentos que vou buscar a esperança para voltar a acreditar que, um dia, as borboletas voltarão felizes à minha barriga.

Daí, que em dia do aniversário DELE* a música só possa ser esta.

*Caetano Veloso

Tuesday, August 07, 2012

Detesto esta mania que as lojas têm de antecipar as estações. Estamos no pico do verão, ainda não tive as minhas férias de praia e já só vejo casacos de pelo e bolas altas. Bolas!

Isto hoje vai ser assim. Bom dia!

Monday, August 06, 2012

Post escrito por uma mulher de mini saia

Quem me conhece está habituado a ver-me de saia curta. E hoje não me vesti de maneira diferente do habitual para ir trabalhar. Mini-saia, saltos altos, mala e acessórios a condizer.

O dia teria sido normal não fosse um comentário menos simpático por parte de uma colega sobre o tamanho da saia. Resolvi o assunto na hora com a colega, mas o assunto acabou por despertar várias opiniões durante o dia.

Deve uma mulher proteger a sua imagem e resguardar-se? Deve uma mulher vestir roupa que não chame a atenção? Deve uma mulher tapar-se por uma questão de decoro? Deve uma mulher evitar mini-saias e decotes com medo que pensem que é uma "fácil"?

Sou jornalista e por isso não trabalho num local onde exista um código de vestuário, nem a profissão me obriga a andar com roupa formal. É óbvio que se amanhã for entrevistar o primeiro-ministro não leve decote ou mini-saia. Da mesma forma que se for um colega meu a ir falar com Passos Coelho seja normal que ponha uma gravata.

Se amanhã for fazer uma reportagem na montanha não irei de saltos altos e se tiver de ir fazer a cobertura de julgamento não vou escolher um fato de treino. A isto eu chamo de "vestir-se consoante as ocasiões". Também não vou a um casamento de branco nem de biquini para o ginásio ou de equipamento desportivo à praia.

Ora, estas situações são muito diferentes de esconder o corpo com medo que achem que sou um mero bocado de carne sem cérebro. Podem dizer-me que vivo na lalalândia, mas honestamente I don't give a shit!

Quem achar que eu, ou melhor, quem achar que uma mulher se define pela maneira como se veste, seja pelos decotes, saias curtas ou saltos altos não tem espaço na minha vida.

PS: É verdade, há roupas que só alguns de nós podem vestir;-)

Tuesday, July 31, 2012

Barceloooona...:-)

Está aqui tão perto mas andei a desprezá-la este tempo todo. Barcelona é uma cidade linda, mesmo. É como aquelas mulheres elegantes, inteligentes, interessantes e bonitas. Tem um quelque chose que eu não consigo dizer bem o que é.

Pode ser que venha da luz, da arquitetura, da diversidade cultural, da vida das ruas, do cheiro saudável da comida que emana dos restaurantes, da temperatura amena da água que a banha.

Seja o que for, foi suficiente para eu ficar com muita vontade de lá voltar.

Fins després!